O palacete do segundo Barão de Duas Barras passa por uma nova fase de sua história: O local, onde hoje funciona o Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense abre suas portas para o Espaço de Memória Professor Cresus Vinícius Depes de Gouvêa.
O Diretor do Instituto, Amauri Favieri, disse que quando perceberam a riqueza histórica deste casarão, não tiveram dúvida: tiveram que montar um espaço que preserve a memória da cidade, da Odontologia e seja também um ponto turístico em Nova Friburgo.
Contruído no final do século XIX para abrigar a família do Segundo Barão de Duas Barras, mais conhecido como Dr. Elias, médico e fazendeiro de café, o palacete é uma cópia em escala menor do Palácio do Catete, onde hoje funciona o museu da república. De arquitetura eclética, o casarão já foi paço municipal da cidade e sede da extinta faculdade de odontologia de Nova Friburgo.
Amauri prossegue: "Foi por isso que tomamos a decisão de inaugurar esse espaço aqui, que preserva a memória e serve de referência para as novas gerações. Nós já temos peças que são raríssimas! Isso não existe em Nova Friburgo! Somos os primeiros! Quem sabe não haverá um museu da odontologia lá no futuro?"
Claudia Souto, secretária executiva da direção do ISNF, esclarece que começaram a fazer uma grande pesquisa sobre esse local maravilhoso que é o palacete e sobre o acervo que já tinham. A maior dificuldade, segundo ela, foi descobrir o nome das peças e entender para que elas serviam.
Francisco Carlos, ex-funcionário da FONF lembra que tem muita história boa para contar daquela época, que deixando fica a semana toda conversando!
Já Nathale Batista, estudante da UFF, diz achar importante porque ele conta a história da Odontologia e como ela evoluiu, virando além disso um ponto turístico para a cidade de Nova Friburgo.
"Friburgo sempre foi uma cidade turística. Com a chegada da Universidade, ela adquiriu uma nova realidade. A inauguração desse espaço vai ser de fundamental importância para essa nova realidade da cidade.~, disse Maurício Santa Cecília, professor da UFF.
O diretor finaliza: "Este é um sonho muito antigo que nós da UFF estamos realizando. Espero que seja mais uma contribuição para o enriquecimento cultural dos moradores de Friburgo e também dos turistas que visitam o Instituto de Saúde com frequência.
Espaço de Memória Professor Cresus Vinícius Depes de Gouvêa, um lugar de história e ciência!
Veja o vídeo:
Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida