A peça comemora seu primeiro ano de vida no dia 28 de outubro com uma apresentação em Rio das Ostras. Segundo o Grupo Apesar, "foi um ano de estudo e amadurecimento, a peça nunca foi apresentada duas vezes da mesma forma pois estamos em uma busca constante pelo novo, pelo aperfeiçoamento. Tantos anos comemoraremos, tantos anos estaremos em busca."
O grupo ainda conta com uma parceria com o Programa Sustenta-Vida da UFF campus Nova Friburgo, que estende seus braços cada vez mais sobre o ramo cultural.
SINOPSE
Antenor era um rapaz dotado de muitos defeitos: falar a verdade, ter gosto pelo trabalho e ser ético. Ele via os erros, as hipocrisias, as vaidades. Ia fazer o bem, mas mostrava o que ia fazer. Como tolerar tal miserável? Certo dia, seguindo as recomendações de seus concidadãos, decidiu mudar de vida trocando sua cabeça por uma de papelão.
O espetáculo O homem da Cabeça de Papelão é uma adaptação livre do conto de mesmo nome, escrito na década de 20 por João do Rio, pseudônimo de João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, cronista, teatrólogo e jornalista carioca.
O texto que se mantém atual em sua abordagem sociopolítica, ganha um floreio contemporâneo através do acréscimo de situações recentes nas cenas. É uma peça narrada que usa o distanciamento do ator e a fluência do tempo como recursos épicos.
DATA E LOCAL:
DATAS: 28 de Outubro
HORÁRIO: 18h
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 Anos
LOCAL: Teatro Popular de Rio das Ostras
FICHA TÉCNICA:
Texto Original: João do Rio
Adaptação: Grupo APESAR
Direção: Grupo APESAR
Elenco: Amanda Vayssière, Carol Souza e Léo Mendes
Concepção geral: Grupo APESAR
Cenotécnica: M. Bella
Confecção das Máscaras: Adilson Lopes
Costura de figurino: M. Bella
Fotografias: Adriano Freitas
Filmagem: Adriano Freitas
Divulgação: Grupo APESAR
Programação visual: Adriano Freitas
Apoio: Ciemh²
Parceria: Sustenta Vida - UFF
Realização: Grupo APESAR
O grupo APESAR é um grupo de teatro que nasce a partir da necessidade de seus integrantes em pesquisar e experimentar o trabalho do ator e o papel social desse trabalho. Sendo a peça "O homem da Cabeça de Papelão" o primeiro processo de pesquisa a ser apresentado. Saiba mais em:
facebook.com/grupoapesar.teatro
instagram.com/grupoapesar.teatro
Universidade Federal Fluminense
Campus Nova Friburgo
Programa Sustenta-Vida